Saúde

Campanha sensibilização para os cuidados a ter no verão

Atenção ao calor!
Nos próximos dias, as temperaturas vão atingir níveis muito elevados. A ULS Gaia e Espinho recorda alguns cuidados essenciais, sobretudo para os grupos mais vulneráveis:
-Beba água com frequência, mesmo sem sede
-Evite exposição direta ao sol, especialmente entre as 11:00 e as 17:00
-Mantenha a casa fresca: feche persianas e ventile durante a noite
-Acompanhe familiares, vizinhos ou utentes idosos

Em caso de sintomas de desidratação, tonturas ou agravamento do estado geral, contacte os serviços de saúde.

Proteja-se e ajude a proteger quem mais precisa.

#Calor #Saúde #Autoproteção #ULSGaiaeEspinho #SNS #PlanoContingência





O Índice-ÍCARO (II) é um indicador do efeito das temperaturas previstas para o próprio dia (d) e os dois dias seguintes (d+1 e d+2) na mortalidade da população de Portugal Continental. Corresponde à razão entre o número de óbitos previsto, tendo em conta as temperaturas observadas e previstas, e o número de óbitos esperado sem o efeito do calor (Risco Relativo), menos 1. Pode ser assim interpretado como um excesso relativo de risco (RR-1). Este indicador é calculado para Portugal Continental, as 5 regiões de saúde do continente, a população geral e a população com 75 e mais anos de idade, podendo ser comparado entre os estratos.
O Boletim ÍCARO tem 3 blocos de informação:
1. Efeito do Calor na Mortalidade - Apresenta a previsão do II para Portugal Continental que resulta da média dos Índices Regionais (Regiões Ícaro) ponderados pela população das regiões. No gráfico são apresentados os II dos últimos 28 dias e os II previstos para 3 dias (d, d+1, d+2). O II destacado correspondente ao valor máximo previsto para o período dos 3 dias para a população geral.
De acordo com este valor e o seu significado estatístico ´e então classificado como: ”Efeito nulo sobre a mortalidade”, ”Efeito sobre a mortalidade não significativo” ou ”Efeito sobre a mortalidade significativo”.
2. Índices-´ICARO - Apresenta os II calculados para o dia anterior (d-1), para o próprio dia (d) e para os 2 dias seguintes (d+1 e d+2).
O cálculo do II para d-1 é realizado usando as temperaturas observadas, e para d, d+1 e d+2 usando as temperaturas previstas. Nas ´ultimas duas colunas ´e apresentado o valor máximo do II previsto dos 3 dias e ´e sinalizado o significado estatístico pela presença de um asterisco (*). No mapa ´e representado o Índice-´ICARO máximo previsto para os 3 dias e o seu significado estatístico para a população geral, por região de saúde.
3. Temperaturas dos distritos - Apresenta informação sobre as temperaturas previstas para os dois dias seguintes (d+1 e d+2), os limiares da temperatura máxima diários e de verão para cada distrito e o número de dias a que cada distrito está acima destes valores.