Dia Mundial do Cancro
Saúde

Dia Mundial do Cancro

Iniciativa surge em 2022 com o tema “Por cuidados mais justos”
O Dia Mundial do Cancro (DMC) é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é full member desde 1983. Criado em 2000, o DMC, que se celebra a 4 de fevereiro, capacita e une a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do DMC.
Porquê?
A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.
​No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.


Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Cancro, que surge em 2022 com o tema "Por cuidados mais justos”.

"Apesar de os avanços extraordinários na medicina permitirem um diagnóstico de cancro cada vez mais cedo e tratamentos mais eficazes, o acesso a meios de diagnóstico precoce e aos tratamentos oncológicos permanece desigual."