Intervenção Social

14 municípios da AMP nomeados na categoria Intermunicipal

VOAHR Municípios é uma iniciativa que reúne 14 municípios da Área Metropolitana do Porto e, um dos projetos nomeados para vencer o Concurso "Municípios do Ano 2021", na Categoria Intermunicipal, anunciados recentemente pela plataforma UM-Cidades. 
Com início em outubro de 2018 e término em dezembro de 2021, a iniciativa intermunicipal conta com o peso do investimento social de 14 municípios da AMP: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. 
O projeto será agora avaliado pelo Júri Nacional e os resultados serão anunciados na Cerimónia de Entrega dos Prémios, no Funchal, em data a anunciar.
O Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência Municípios (VOAHR Municípios) é uma IIES – Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica e nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas). 
Até finais de 2020 foram dinamizadas, no âmbito do projeto, mais de 300 atividades de capacitação, planeamento e disseminação num total de cerca de 1000 horas, alcançando perto de 6000 pessoas.
"Os contextos propícios para o voluntariado são proporcionados (...) por projetos como o VOAHR, que envolve os atores privilegiados de base local que são os municípios, que têm um papel incontornável na promoção e na expansão do voluntariado", frisou Carla Ventura, Vice-Presidente da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, durante o II Evento Intermunicipal do projeto VOAHR Municípios em novembro de 2020.