rede social de espinho

Contextualização

O Programa da Rede Social é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros, públicos e privados, com vista à congregação de esforços no combate à pobreza e exclusão social e na promoção do desenvolvimento social local. Neste sentido, a sua eficácia dependente em grande medida do envolvimento de todos os agentes no processo de planeamento integrado, sistemático e participado da intervenção local. 

Por outro lado, deparámo-nos, hoje, com uma crescente valorização das tecnologias de informação e da comunicação que se assumem como um aspeto central e estruturante da sociedade moderna. O desenvolvimento social e económico das sociedades, passa, inevitavelmente, pela "aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento e à satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas (...)” [Livro Verde para a Sociedade de Informação (1997)] 

Como tal, a Rede Social encontra-se perante o desafio de aumentar progressivamente a sua capacidade de integrar e dinamizar circuitos de informação entre as instituições e a comunidade, com o intuito de envolver cada vez mais cidadãos e de gerar dinâmicas participativas em prol do desenvolvimento integrado do município. 

Consequentemente, julgamos fundamental criar  formas de interação com os nossos concidadãos que nos permitam, por um lado, dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Rede Social de Espinho e pelas instituições aderentes e, por outro, estabelecer uma forma de comunicação com todos os interessados em contribuir ativamente para a boa prossecução deste projeto. Para tal, disponibilizamos aqui informação e inscrevemos a Rede Social de Espinho nas redes sociais do Facebook e do Twitter. 

Esperamos que estas medidas culminem numa maior proximidade aos cidadãos, instituições e empresas para que possamos, todos juntos, contribuir para uma maior qualidade de vida e bem-estar no concelho de Espinho.