Estrutura Local
A Rede Social de Espinho tem a seguinte estrutura orgânica:
Conselho Local de Ação Social (CLAS)
- O CLAS, nos termos da legislação, é concebido como um ‘fórum de articulação e congregação de esforços de base territorial’ em torno do planeamento e coordenação da intervenção social no território’. Esta estrutura é o órgão plenário de decisão, articulação e congregação de esforços no âmbito da Rede Social e, em Espinho, integra atualmente 56 entidades que atuam em diferentes domínios: Juntas de Freguesia, Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações, Mutualidades, Entidades Privadas, entre outros. O CLAS reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que se revelar pertinente para o decorrer dos trabalhos.
Núcleo Coordenador
- O Núcleo Coordenador é uma estrutura criada pela Rede Social de Espinho e tem como objetivo fundamental criar uma ponte de ligação entre todas as estruturas de parceria locais no sentido de articular esforços, rentabilizar recursos e evitar a sobreposição de ações, sobretudo, no que diz respeito aos Planos de Ação de cada estrutura. Atualmente, fazem parte desta estrutura a Rede Social, o Núcleo Local de Inserção (NLI) e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ).
Núcleo Executivo
- O Núcleo Executivo tem como principais funções executar as deliberações do CLAS, coordenar e organizar os trabalhos a desenvolver no âmbito da Rede Social, nomeadamente, quanto à elaboração dos instrumentos de planeamento da Rede (Diagnóstico, Plano de Desenvolvimento Social, Relatórios de Atividade e Planos de Ação), à conceção e dinamização do Sistema de Informação, ao acompanhamento dos grupos de animação temática, à emissão de pareceres técnicos sobre candidaturas a programas de apoio e sobre a criação de equipamentos sociais no município, entre outras. Este órgão reúne com periodicidade regular e é constituído, atualmente por representantes dos seguintes organismos: Câmara Municipal de Espinho, Segurança Social, Cerciespinho, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ), Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e DGEstE.
Unidade Técnica
- A Unidade Técnica tem como principal função dar apoio técnico à boa prossecução dos trabalhos no âmbito da Rede Social, quer seja de foro administrativo, quer de âmbito técnico ao nível da dinamização de reuniões, do apoio à conceção e elaboração de estudos de investigação, da divulgação de informação, manutenção do site e do sistema de informação, entre outros.
Grupos de Animação Temática
- Os Grupos de Animação Temática são estruturas flexíveis constituídas mediante as prioridades estabelecidas na Rede Social e funcionam de forma pontual consoante a resolução das problemáticas que lhes subjazem.