voahr

Projeto Voahr

O Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência Municípios (VOAHR Municípios) é um projeto criado pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado, e nasce da necessidade em dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas). 

Conta com o financiamento do Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE) e como investidores sociais, 14 Municípios da AMP (Área Metropolitana do Porto) designadamente: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia. 

arvore projeto voahr
É uma iniciativa que pretende aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de formação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional. 

Como tal, o projeto está assente em três ações-chave:

APOIO ÀS ESTRUTURAS MUNICIPAIS DE VOLUNTARIADO

  • Traduz-se no apoio aos Bancos Locais de Voluntariado e levantamento de necessidades dos municípios relativamente à dinamização do voluntariado. 

CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE VOLUNTARIADO (metodologia CADEI)

  • Implementação da metodologia CADEI, em 4 passos: Capacitação, Diagnóstico, Experimentação e Impacto. O objetivo é fornecer instrumentos e competências necessárias para o cumprimento da missão com efeito e impacto. 

VOLUNTARIADO INCLUSIVO

  • Criação de bolsa de voluntariado inclusivo com posterior formação às ONG acolhedoras, orientação vocacional e formação aos voluntários.

Desta forma, espera-se conseguir um maior alcance e profundidade na vida das pessoas ajudadas, bem como uma contribuição para um tecido social mais coeso e inclusivo. 

 Entidade Promotora
pista mágica                   financiadores projeto voahr