Autarquia promoveu o 1º Encontro do Plano Municipal de Saúde
Saúde

Autarquia promoveu o 1º Encontro do Plano Municipal de Saúde

Para assinalar o Mundial da Saúde, que se comemorou no passado dia 7 de abril, a Câmara Municipal promoveu o 1º Encontro do Plano Municipal de Saúde no Fórum de Arte e Cultura de Espinho - FACE.

Este primeiro encontro, teve como objetivo construir as bases estruturantes do Plano Municipal de Saúde do Concelho de Espinho. Foram abordados temas desde as determinantes em saúde e a carga de doença atual no concelho assim como outras determinantes desde as Geográficas, Climáticas e Ambientais, às Económicas, ao Ordenamento do Território, Urbanismo e Arquitetura, à Inovação e Desenvolvimento para estudo do Bem-Estar, Qualidade de Vida da população espinhense.

O primeiro encontro do PMS - Espinho foi uma iniciativa organizada pelo Município, e que reuniu profissionais das áreas da saúde e de diferentes áreas do conhecimento, bem como outros parceiros da autarquia e demais agentes intervenientes na cidade, num processo participativo e de partilha de boas práticas no âmbito da promoção da saúde.

O PMS - Plano Municipal de Saúde está a ser elaborado em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública e com o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) de Gaia/Espinho tendo sido já realizado um diagnóstico preliminar da situação atual no concelho de Espinho.

O Plano Municipal de Saúde de Espinho constituirá uma importante ferramenta estratégica de gestão e desenvolvimento social do Município que visa maximizar e criar as linhas orientadoras e as estratégias de intervenção para a melhoria da saúde e bem-estar da população.