Dia Mundial da Saúde Mental assinalado com workshop
Formação

Dia Mundial da Saúde Mental assinalado com workshop

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação-PMINDE e assinalando o Dia Mundial da Saúde Mental, o Município de Espinho promoveu o workshop ESPINHO CUIDA-SE | Bem-estar e Saúde Psicológica no Trabalho - Desafios e Estratégias.

Segundo a OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses, "um local de trabalho saudável é um espaço em que todas as pessoas, independentemente da sua função, cooperam para o melhoramento contínuo da saúde, da segurança e do bem-estar. Quando se fala em bem-estar, apela-se a um estado global físico e psicológico que permita às pessoas rentabilizar o seu potencial pessoal, gerir o dia a dia, lidar com as adversidades de forma ajustada e ser produtivas no seu trabalho. Apesar de por vezes parecer utópico a conciliação do bem-estar psicológico com as exigências da vida profissional, há várias evidências que demonstram que situações prolongadas de desgaste físico e emocional no trabalho podem ter consequências gravosas." Estas situações podem ser prevenidas? Há estratégias para lidar para este desgaste? Como podem as pessoas cuidar mais e melhor de si próprias?

Maria de Lurdes Rebelo, vereadora do executivo camarário, marcou presença neste workshop dinamizado por Alexandra Serra, Patrícia Vaz Bastos e Maria João Cunha da empresa Aplixar - spin-off da Universidade do Porto, com a abordagem de um tema muito atual - a Síndrome de Burnout. Esta sessão contou com a presença de cerca de 50 participantes e ficou marcada pela participação ativa de todas/os.