Espinho aderiu à iniciativa da AMP para dinamizar voluntariado jovem
Voluntariado

Espinho aderiu à iniciativa da AMP para dinamizar voluntariado jovem

Espinho é um dos municípios da 1ª edição da Academia Metropolitana de Voluntariado, iniciativa que promoveu o voluntariado nas áreas-social, património arqueológico, património florestal e proteção animal.
Entre os dias 5 e 9 setembro realizou-se a 1ª edição da Academia Metropolitana de Voluntariado, uma iniciativa que visou promover as melhores práticas de voluntariado solidário orientado para objetivos e resultados, através de um planeamento e capacitação adequados a cada missão em concreto.

A Câmara Municipal de Espinho dinamizou uma iniciativa que permitiu aos 34 jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, provenientes dos vários municípios da AMP, ter uma ação de voluntariado na área de proteção animal, junto da associação "Patinhas Sem Lar". As tarefas de voluntariado foram dedicadas à preparação e mistura de rações, à limpezas das boxes e à limpeza do terreno envolvente.

Antes da ação, o município ofereceu o almoço a todos os voluntários e equipa organizativa, na Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, seguido da apresentação de um vídeo sobre voluntariado e proteção animal, realizado pelo Espinho Vivo.

Trata-se de uma iniciativa piloto da Área Metropolitana do Porto, desenvolvida com a Pista Mágica e em parceria com o IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, que será posteriormente replicada nas pausas letivas.

A semana encerrou com o Evento Final de Reconhecimento Metropolitano, onde foi reconhecido e valorizado o esforço e dedicação destes Jovens que passam a integrar a Comunidade Metropolitana de Voluntariado Jovem.