Espinho pôs as (des)igualdades fora da caixa
Formação

Espinho pôs as (des)igualdades fora da caixa

O Dia Municipal da Igualdade foi comemorado, no passado dia 24 outubro, com uma atividade na Biblioteca Municipal, cujo objetivo era desconstruir estereótipos e trabalhar conceitos no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Espinho (PMINDE).

Esta ação foi iniciada pela vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Leonor Lêdo da Fonseca e dinamizada por Sandra Oliveira, Patrícia Vaz Bastos e Maria João Cunha da APLIXAR - Expertise In Applied Research.

Nesta campanha as/os participantes foram desafiadas/os a refletir sobre as desigualdades encontradas no território e a identificar soluções para fazer face às mesmas.

Através da discussão em grupo dos quatro vídeos elaborados pela Empresa APLIXAR através de Vox Pop pelas ruas da cidade e no Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida, foi possível desconstruir o PMINDE e pôr as pessoas a refletir, em conjunto com os diversos depoimentos dos vídeos, sobre a aplicabilidade e concretização das medidas propostas pelo Plano.

Apesar do processo de construção do PMINDE ter sido bastante participado, este foi um excelente exercício, sobretudo para nos confrontarmos com as nossas fragilidades e oportunidades, e definirmos novos caminhos para a dinamização do Plano.

Houve tempo ainda para a visualização do vídeo "Profissões que quebram estereótipos", elaborado pelo Município de Espinho e que permitiu mostrar exemplos de mulheres - a carteira Susana Soares; a bombeira Daniela Filipa Lima; a comissária e adjunta do chefe de esquadra Rosa Maria Gomes; e a investigadora e candidata a cientista astronauta Ana Cristina Pires - que desafiam o pré-estabelecido ao abraçaram profissões onde os homens ainda são o género que prevalece.

Este foi de facto um momento muito participado por todas as pessoas presentes e uma oportunidade para Espinho pôr as (des)igualdades fora da caixa!