- Home
- Projetos de Voluntariado
- Área Social
- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Espinho
Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Espinho
Rua 25 n.º 883 | 4500-278 Espinho
41°00'23.8"N 8°38'23.5"W
Descrição
A Cruz Vermelha Portuguesa tem como missão prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana, regendo-se pelos princípios fundamentais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade (Artigo 5.º, decreto-lei n.º 281/2007, 7 de agosto).
Desejamos manter as parcerias já existentes e desejamos estabelecer muitas outras porque juntos podemos dar mais.
Perfis de Voluntariado
Relativamente aos projetos e missão da Delegação desenvolvidos fundamentalmente nas duas áreas de intervenção, social e saúde, apresentamos os perfis de função, tendo sempre presente uma das melhores definições de voluntário: "Toda a pessoa que, de forma refletida, solidária e desinteressada, desenvolve uma atividade em benefício da comunidade, no contexto dos fins e objetivos da Instituição”. Cujo perfil e características devem ser: participativo, comprometido, capacitado/ formado, motivado, disponível, polivalente e cooperativo.
Algumas das missões devidamente documentadas e reguladas segundo as normas internas da Delegação:
- Recolhas alimentares "Missão Continente”: abordagem às pessoas na entrada do hipermercado Continente entregando-lhes um saco e explicando-lhe o objetivo da missão. // Transporte, separação e arrumação dos bens alimentares em sala adequada na sede. // Elaboração de cabazes e posterior entrega aos utentes sinalizados.
- AMB Cup/ Masters: domínio de várias línguas. // Formação em socorro e saúde. // Acompanhamento em transporte.
- Visitas domiciliárias: acompanhar e conversar com os utentes. // Entrega de bens (ex.: alimentares e/ou mobiliário, têxtil e lúdico, outros). // Avaliação de necessidades de outras áreas como enfermagem, calista, psicologia, fisioterapia e outras necessidades.
- Equipamento de apoio: verificação de existência de equipamento em stock, se está higienizado e operacional. // Ajudar a levar ao utente e regularmente verificar a sua operacionalidade/ manutenção.
- Manutenção das instalações e equipamentos: (ex.: limpeza e higienização da sede, manutenção e reparação dos espaços da sede, do material informático e de outros equipamentos).
- Ambiente: candidatura/ realização de projetos. // Campanhas de reciclagem ou outros temas que vão ao encontro do ambiente (ex.: reciclagem, cartão, tampinhas, resíduos urbanos). // Projeto "Reciclar é dar mais”.
- Têxtil, Lúdico e Mobiliário: receção/ recolha, seleção, reparação e entrega de roupa, calçado, brinquedos e mobiliário.
- Apoio logístico: programar, planear e gerir os recursos materiais e humanos.
- Apoio a projetos: candidatura e realização de projetos em diferentes áreas.
- Marketing e Publicidade: manutenção e atualização do site da Delegação da CVP – Espinho. // Publicar e informar a nossa atividade nas redes sociais. // Partilhar informação geral. // Elaboração do nosso boletim informativo (newsletter).
- Campanha Vichy "O meu sol vive + o teu verão”: realização de atividades didáticas sobre o verão com crianças nas praias da cidade de Espinho. // Prevenção solar.
- Transporte: conduzir viaturas no transporte de pessoas e materiais.
- JCVP (Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa): reuniões de planeamento e coordenação para a realização de eventos destinados a crianças/ jovens/ jovens adultos. // Participação em atividades nacionais e internacionais destinadas a este público alvo. // Apoio nas tarefas gerais da Delegação. // Apoio à direção.
- Organização de eventos internos e apoio/ participação a eventos externos.
- Consultas/ Tratamentos: voluntários com perfil de acordo com a sua área de formação ou experiência (ex.: médicos, enfermeiros, pedreiros, trolhas, advogados, contabilistas, condutores, mecânicos, eletricistas, outros).
- Formação: apoio e frequência em cursos de socorrismo (ESO – Escola de Socorrismo da CVP).
- Orientadores: estágios curriculares, profissionais e serviço comunitário.
Calendarização: A atividade desenvolve-se de acordo com a programação de cada evento, organizado pelas Cruz Vermelha ou solicitado o apoio por terceiros. Pode ser, ainda, de carácter esporádico ou emergência.